Enthusiastically

Inflamação

Quinta-Feira, 23 de Setembro 2020 Por

No caso clínico desta semana o tema abordado foi Tendinite, que nada mais é do que a inflamação dos tendões. Mas você se lembra de como ocorre a resposta inflamatória? O assunto de hoje o blog é um resumo para nos recordarmos desse tema tão importante e rotineiro no dia a dia do medico veterinário.

Enthusiastically

Isquemia e Infarto

Quinta-Feira, 17 de Setembro 2020 Por

O termo isquemia está relacionado diariamente na rotina dos médicos veterinários. Mas você sabe o que realmente significa? A isquemia é definida como uma deficiência no aporte sanguíneo de determinado órgão ou tecido através da diminuição da luz de artérias, arteríolas ou capilares.

Enthusiastically

Edema

Quinta-Feira, 10 de Setembro 2020 Por

O edema é definido como a presença de líquido no interstício e/ou em cavidades orgânicas. Isso ocorre por conta de um desiquilíbrio na troca de plasma com o tecido, onde a quantidade que sai deve retornar. Esse equilíbrio chama-se Equilíbrio de Starling e é controlado através de um conjunto de pressões, quando essas aumentam ou diminuem há uma perda desse equilíbrio e ocorre o edema.

Enthusiastically

O que é Necrose?

Segunda-Feira, 03 de Setembro 2020 Por

Em nosso último post, abordamos o tema necrose asséptica da cabeça do fêmur e com sua repercussão resolvemos explicar para vocês o que realmente é a necrose, como se caracteriza e quais suas apresentações.

Enthusiastically

Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur

Quinta-Feira, 27 de Agosto 2020 Por

É uma afecção não inflamatória e/ou infecciosa da cabeça e colo do fêmur que ocorre principalmente em animais de pequeno porte e jovens, variando de 3 a 13 meses de idade, antes do fechamento do disco epifisário da cabeça do fêmur. Ocorre devido a uma diminuição do fluxo sanguíneo na cabeça femoral, que leve a morte e focos de isquemia no tecido ósseo. Como consequências da isquemia há a fragilidade da cabeça femoral e posterior necrose, causando microfraturas e deformação da superfície articular da mesma.

Uniquely productize

Hérnia Diafragmática em Gatos

Quinta-Feira, 20 de Agosto 2020 Por

A hérnia diafragmática é uma abertura ou ruptura do músculo chamado diafragma que divide as cavidades torácica e abdominal. Uma vez rompido, há protrusão de órgãos abdominais para a região torácica.

Uniquely productize

Raio X na Medicina Veterinária

Segunda-Feira, 03 de Agosto 2020 Por

O exame de raio X é a técnica mais utilizada na medicina veterinária. Apesar de emitir radiação, é um exame que raramente necessita a sedação do animal, possui rápida execução e dentre os outros métodos diagnósticos possui o preço mais acessível, o que justifica ser o primeiro a ser realizado para triagem do animal na maioria das ocasiões.

Enthusiastically

Importância do diagnóstico por imagem na Medicina Veterinária

Segunda-Feira, 03 de Agosto 2020 Por

Antigamente, na medicina veterinária, não havia uma alta gama de exames complementares para o fechamento correto e certeiro do diagnóstico do paciente. Conforme os anos foram passando, o diagnóstico por imagem foi sendo mais utilizado e vem evoluindo juntamente com a valorização da profissão e apego aos animais. Você sabe a importância da imagem na veterinária? E sua aplicação? Quando pedir?

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP