Isquemia e Infarto

Por ABLA Import / Quinta-Feira, 17 de Setembro 2020 /
Post Image

O termo isquemia está relacionado diariamente na rotina dos médicos veterinários. Mas você sabe o que realmente significa?

A isquemia é definida como uma deficiência no aporte sanguíneo de determinado órgão ou tecido através da diminuição da luz de artérias, arteríolas ou capilares.

Pode ocorrer através de várias causas, sendo elas funcionais ou mecânicas. Como causas funcionais podemos citar: espasmo vascular por conta de dor ou frio; hipotensão; alteração de hemoglobinas, e redistribuição sanguínea.

Dentre as causas mecânicas estão: compressão vascular; obstrução vascular, e espessamente da parede vascular com consequente diminuição da luz dos vasos.

Os impactos da isquemia em relação aos animais dependem de diversos fatores, como a velocidade em que se instala, o quanto reduzida esta a luz dos vasos afetados, o quanto o tecido afetado já estava vulnerável e da eficiência da circulação de compensação.

De acordo com esses fatores as consequências podem variar de insignificantes à graves. Por exemplo, podem variar de isquemia cerebral leve pós prandial até um infarto isquêmico ou a própria gangrena.

E o que exatamente caracteriza um infarto? O infarto corresponde à área de necrose tecidual causada por prolongada isquemia. Pode ser definido como infarto branco ou infarto vermelho.
O infarto branco corresponde a obstrução arterial em órgãos sólidos (preenchidos) que possuem circulação única. Pode ser observado em rins, baço e miocárdio.
O infarto vermelho é observado em órgãos que não possuem uma circulação única, causando grande hemorragia e levando a cor que seu nome leva, e órgãos frouxos, que não são completamente preenchidos por tecido. Exemplos: intestinos e pulmão.

Os infartos podem ocorrer através de obstrução tanto venosa quanto arterial.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP