Importância do diagnóstico por imagem na Medicina Veterinária

Por ABLA Import / Segunda, 03 de Agosto 2020 /
Post Image

Antigamente, na medicina veterinária, não havia uma alta gama de exames complementares para o fechamento correto e certeiro do diagnóstico do paciente. Conforme os anos foram passando, o diagnóstico por imagem foi sendo mais utilizado e vem evoluindo juntamente com a valorização da profissão e apego aos animais.

Você sabe a importância da imagem na veterinária? E sua aplicação? Quando pedir?

Sabe-se que a maioria das afecções dos animais, sejam eles de pequeno porte, grande porte ou exóticos, não são possíveis de se diagnosticar apenas com o exame físico. Assim, se faz necessária a utilização de métodos para garantir a precisão do diagnóstico. São eles os exames complementares: de imagem e laboratoriais.

Os exames de imagem permitem ao profissional responsável a visualização e avaliação de estruturas internas dos animais, como ossos, tendões e vísceras, por exemplo. Os métodos mais utilizados e corriqueiros são a ultrassonografia e a utilização de raio X. Porém, também há a possibilidade, mesmo que com menor frequência e disponibilidade, da realização de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Cabe ao médico veterinário definir qual dos métodos é necessário para o tipo de suspeita diagnóstica do animal. Além de direcionar o pedido do exame para a localidade do corpo do animal que há suspeita de alteração.

O diagnóstico por imagem é extremamente necessário quando, por exemplo, há suspeita de fraturas, animal politraumatizado, prenhez, suspeitas de tumores internos, lesões em tendões, monitoramento de cirurgias ortopédicas, entre outros.

Além de serem utilizados como forma de diagnóstico definitivo, os exames de imagem também são utilizados na terapêutica, para realização de procedimentos guiados.

Portanto, é de extrema importância a utilização desses métodos na profissão e sua disponibilidade nos dias atuais facilita e melhora o trabalho dos profissionais em relação a busca do diagnóstico preciso e definitivo.

abla import | A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE CABE NO SEU BOLSO
TOP